Incêndios 2022
Esta semana, em Portugal continental, devido à seca e altas temperaturas, acima de 40º C, verificaram-se vários incêndios de grande dimensão. Os prejuízos são de naturezas diversas sendo a perda de uma vida humana, a do Piloto André Serra, a que é a mais relevante.
Não fosse esta perda, hoje não haveria muito a dizer. Afinal, a prevenção não é ainda a suficiente, sobretudo em contexto de clima alterado e despovoamento de algumas regiões. Acresce, a crescente desmotivação de muitas pessoas que não se sentem seguras em investir nas suas propriedades, em geral, de pequena dimensão. Sem dúvida, o diálogo mais próximo é essencial, a par da dignificação de quem age limpando os terrenos, tarefa que durante o ano raramente é notícia.
Campo de flores
Flor que ondulas com o vento...
e semeias sentir ternurento
dá-nos o eterno alento
de crer num melhor amanhã.
Protegemos esse campo presente,
sempre verde, fresco, caule de paz,
que permites na nova semente:
a plena esperança que aqui jaz.
Nota: ao Piloto falecido.
Igualmente, em vários outros países europeus (Espanha, França, Itália, Croácia, etc.), o calor provocou e provoca incêndios de grande dimensão, o que chama a atenção para a necessidade de prevenir estes eventos. Independentemente do contexto humano e material, estes são sempre uma tragédia humana e ambiental, para a qual a prevenção é o melhor remédio.
Até breve.